EDUCADORES

GLÁUCIA MACIEL - EDUCADORA DE MÚSICA

Gláucia é cria do Morro da Providência. Graduada em música na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestranda no PPGM - UFRJ, uma das educadoras de música na Casa Amarela e co-fundadora e administradora da Orquestra de Rua, quarteto de cordas friccionadas que atua na democratização da música e de instrumentos eruditos. Além disso, atuou como violinista em programas da Rede Globo e com uma longa lista de festivais de música dentro e fora do país, entrevistas e até regendo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi através da oportunidade dada a ela em uma ONG que a fez hoje violinista e professora de música e isso é fundamental, juntamente com consciência sobre seu território e sua cor, Esses fatores guiam seu trabalho de ensino musical com as crianças e adolescentes de sua e de outras favelas no Rio de Janeiro.

WALLACE LIMA - EDUCADOR DE INFORMÁTICA

Professor Wallace Lima é um profissional apaixonado pela tecnologia, formado pelo CEFET-RJ em Desenvolvimento de Aplicações para Internet, atualmente está engajado na Pós-graduação em Engenharia de Redes no Instituto Infnet, em parceria com o renomado MIT.

Com mais de duas décadas de experiência em empresas de grande porte, acumula um vasto conhecimento em Sistemas Operacionais LINUX e Microsoft. Além de sua atuação no mundo corporativo, o professor Wallace também compartilhou seu conhecimento como Facilitador na Escola Divina Providência com temas voltados para o primeiro contato com o mercado de trabalho. Na escola de informática JFW ministrou cursos de hardware, pacote office e programação. Acredita na educação como a chave para um futuro promissor.

Juliana Melo de Efeito Urbano- Dança Hip-hop e Break29 anos. Dançarina há 15 anos, é diretora artística da cia. De dança Grupo efeito urbano desde 2011. É coordenadora e professora de dança no projeto hip hop feito o efeito. É sócia fundadora do Ins…

JULIANA MELO - EDUCADORA DE DANÇA URBANA

Juliana Mello Diretora artística, dançarina, coreógrafa e arte educadora. Cofundadora do Instituto Efeito Urbano e criadora da primeira cia da dança do Morro da Providência, a Cia. Efeito Urbano, como arte educadora trabalha na casa amarela desde 2017.

ERNANE FERREIRA - EDUCADOR DE DANÇA AFRO

Ernane Ferreira, graduado em Gestão Comercial e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Pitágoras Minas Gerais. É Coordenador Geral da Casa Amarela e também responsável por propor e assegurar a implementação de nossas propostas educativas e emancipatórias, apoiando propostas, articulando e contribuindo para a construção de ações entre gestores, educadores, time e viventes em conexão com o território, bem como acompanhamento e resguardo destas ações.

É discípulo de Marlene Silva e Evandro Passos (Afro Tradicional), Carlos Afro (Afro Brasileiro) e atua pesquisando junto aos mestres do Rio de Janeiro, como o finado  mestre Carlos Mutalla e Charles Nelson, sendo Charles a maior referência atuante da dança afro brasileira e grande parceiro e incentivador.

Idealizador do Projeto ICAB, uma proposta de integração cultural afro-brasileira. Também fundador do ColErê Providência, coletivo de dança afro infanto-juvenil surgido da proposta educativa e pioneiro no recorte territorial.

Articula parceria com propostas afro-referenciadas, voltadas para preservação e valorização das tradições afro brasileiras oriundas dos terreiros de tradições e heranças africanas. Ernane é educador permanente pela dança na Casa Amarela Providência e segue acreditando no impulso transformador e político das danças populares embasadas pelos processos educacionais.

Nina Chini Gani - Aula de InglêsNina Gani é brasileira, mas fala inglês desde os 4 anos de idade, quando seus pais a matricularam na EARJ - Escola Americana do Rio de Janeiro. Ela já fez traduções para projetos de arte, vídeos e catálogos de arte, e…

NINA CHINI GANI - EDUCADORA DE INGLÊS

Nina Chini Gani é designer bilíngue formada em comunicação visual pela PUC-Rio, já foi professora de inglês no Berlitz, tradutora, mas desde 2014 trabalha com turismo, focando principalmente em arte urbana. Desde 2020 começou como educadora de inglês na Casa Amarela para a turma dos Erês do Somodé e do MIP. Hoje está atuando com 10 alunos dos erês.

MARIANA ANDRADE - EDUCADORA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Mulher Preta, yawo,  enfermeira especialista em Saúde do Adolescente e Enfermagem Clínica pela UERJ. Representante da Comissão de Direitos Humanos do Estado e trabalhadora do SUS. Estuda e pesquisa fundamentações na área de Saúde Pública; Saúde das Adolescências; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Saúde da população negra, e as influências de raça/cor nos serviços de saúde. Idealizadora do projeto Saúde Cativa. Educadora em saúde na Casa Amarela.

CAMILA ZARITE - EDUCADORA KEKERÊ

Camila é educadora do grupo Kekerês na Casa Amarela da Providência desde 2022, e Assistente Social na prefeitura do Rio de Janeiro. Atua através da arte e cultura realizando apresentações artísticas de Contações de Histórias de Literatura Infanto-juvenil negra e Oficinas Educativas, além de produzir de forma artesanal brinquedos e materiais pedagógicos no Projeto Akoko Nan Educação

DIEGO ESCOBAR - DIREÇÃO MUSICAL

Diego Escobar, carioca e morador da Cidade de Deus. Além de Produtor Audiovisual e Criador e Produtor de Moda, é Ogã de Umbanda e Percussionista.

Atua na Casa Amarela desde 2018, cuidando da Direção Musical e da percussão nos Espetáculos e nas aulas de Dança Afro da Casa. No início de 2024, iniciou um programa de Musicalização Afro junto a Casa Amarela, no qual ministra aulas de Percussão aos Kekerês, a primeira turma de viventes. Oferecendo uma soma de musicalidade e ancestralidade para os nossos pequenos.

GABY MAKENA - PEDAGOGA E EDUCADORA ALFABETIZADORA

Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Estudos do Cotidiano da Educação Popular; Mestre em Educação formada no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Licenciada em Pedagogia pela UERJ.

Atuou como assistente pedagógica e professora ao longo de sua trajetória; atualmente é bolsista da Fundação Cecierj atuando como Articuladora Acadêmica do curso de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tutoriando as disciplinas Alfabetização 1 e 2 e Psicologia da Educação.

Atua como professora alfabetizadora permanente na Casa Amarela junto aos grupos Kekerê e Erês, tendo implementado turmas de alfabetização e letramento construindo um percurso educativo com as crianças do Morro desde a primeira infância. Acredita na educação como prática de liberdade e tem como preocupação principal as questões em torno da luta negra e as suas contribuições para a educação antirracista - visa em sua docência e pesquisa a implementação de conteúdos africanos e afrobrasileiros no cotidiano das crianças.

Erivan Feitosa - BoxeTenho 24 anos. Nascido e criado no Morro da Providência, sou professor e atleta de boxe, atualmente dando aula para cerca de 100 crianças.O que mais me motivou a dar aula na Casa Amarela foi que me enxergo no meio dessas criança…

ERIVAN FEITOSA - EDUCADOR DE BOXE

Nascido e criado no Morro da Providência, sou estudante de educação física e treinador e especialista em Boxe, atualmente dando aula para cerca de 100 crianças no morro da providência, trabalho desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

O que mais me motivou a dar aula na Casa Amarela foi o fato de me enxergar no meio dessas crianças. Eu também fui um deles, cresci vendo e enfrentando os mesmos obstáculos. No meio da violência, drogas e preconceitos, consegui enxergar outra saída através do esporte e é isso que eu quero mostrar para essas crianças da Casa Amarela, que nós do Morro temos outros caminhos a serem trilhados, que vão muito além dos becos e ruas da comunidade.

VINICIUS MARTINS - EDUCADOR DE SKATE

Vinicius skatista há 25 anos e cria do Morro da Providência. Se reconhece na realidade de vida dos meus alunos, que passam por desafios parecidos, e deseja contribuir com a transformação das suas realidades mostrando que o skate pode servir como uma ferramenta de transformação na vida dele. Instrutor de skate há 15 anos, iniciou as aulas na Vila Olímpica da Gamboa em 2005, no Praia Clube São Francisco em 2014, no DCE da UFF em 2015, na Casa Amarela Providência desde 2019 e no Instituto Skate Cuida em 2022 e 2023. É técnico do intercolegial de skate na Escola Loide Martha desde 2023.

Também é co-fundador da pista de skate Santo Skate Park no Morro da Providência desde 2022, a primeira pista de skate no alto de um morro na primeira favela do Brasil. Cursa fisioterapia e atualmente está liderando o ranking estadual carioca de skate de 2024 na categoria master.

JULIANE SOUZA - EDUCADORA DE MÚSICA

Juliana é moradora da comunidade da Mangueira, professora de violino na Casa Amarela e uma das fundadoras e administradoras da Orquestra de Rua. Iniciou os estudos de música no Centro Cultural Cartola, logo após conseguiu uma bolsa de estudos na a Academia Juvenil da Petrobrás Sinfônica, onde se formou após 2 anos. Atualmente é estudante de música na Universidade Federal do Rio de Janeiro e já realizou diversos trabalhos para a Rede Globo como violinista. Tendo em vista que a maioria dos moradores da comunidade não tem acesso ao instrumento clássico, o seu objetivo é transmitir para as crianças e adolescentes tudo que aprendeu e o primordial que é a democratização da música erudita.

MARILUZ - EDUCADORA MIP

Mariluz, mulher negra, jovem, é uma artista multifacetada, com formação intensiva em dança no Centro de Artes da Maré, fez parte da residência artística para artistas funkeiros no programa Estude o Funk da Fundição Progresso, formou-se como instrutora de rebolado pela plataforma de educação RB Carioca. 

Hoje além de seus trabalhos artísticos nas artes cênicas e visuais, Mariluz trabalha com arte educação, como instrutora de rebolado em oficinas e atuando como educadora no Coletivo Mulheres Independentes da Providência com a atividade educativa e acolhedora, Ritual do Rebolado, que integra dança, saúde e ancestralidade em um formato dinâmico e enriquecedor. 

Através de técnicas corporais e abordagem facilitadora de alongamentos e exercícios com técnicas de bases rebolativas, promovendo a consciência corporal, liberação de tensões e somatização de emoções, melhora da flexibilidade e força, coreografias criadas com base em pesquisa de culturas que cultivam a prática do rebolado, contato de saberes ancestrais de ervas medicinais, estimulando o bem-estar físico, mental e espiritual, enquanto celebra o empoderamento pessoal e coletivo.

THAYNÁ DE SOUZA - EDUCADORA MIP

É cria do Morro da Providência, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ama falar sobre música, cultura e direito à cidade, unindo sua vivência aos estudos da Comunicação. Atualmente, é jornalista do Voz das Comunidades e educadora no Coletivo MIP-Mulheres Independentes da Providência - Casa Amarela.

SANDRA REGINA DE SOUZA - EDUCADORA MIP

É mulher negra, moradora da Baixada Fluminense, iaô de Oxum, no Ilê Axé Iyá Nassô Oká- Ilê Osùn, filha de Miriam de Souza, mãe de Alessandro, Andressa e Gabriel, avó do Nicolas , Maria Luiza e Aurora. 

É mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Pesquisadora em Justiça e Segurança, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora da SEEDUC; Diretora da Associação Olomire,  atuando como educadora no coletivo Mulheres Independentes da Providência ( MIP- Casa Amarela).

ELOANE RAMOS - EDUCADORA MIP

Nascida e crescida no Rio. Formada em Engenharia Eletrônica, com mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica, todos cursados na UFRJ. Sou concursada no Instituto Fernandes Figueira / FIOCRUZ, atuando como pesquisadora em saúde coletiva na área materno-infantil, com foco em metodologia científica, coleta de dados e análise bioestatística. Tem experiência em educação em escolas técnicas, onde ministrou disciplinas do curso de eletrônica, e no mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Pesquisa Clínica da FIOCRUZ com a disciplina de bioestatística. Atualmente é artesã, atuando na educação, confecção e projeto de peças de crochê. Educadora no Coletivo Mulheres Independentes da Providência (MIP - Casa Amarela), oferecendo oficinas de crochê.